Consultoria: por que ter esse aparato jurídico?

Em tempos de crise, de uma economia estagnada e de um governo que pouco apoia/investe nos pequenos e médios empresários, são de grande importância e necessidade, para o sucesso destes, um plano estratégico e um investimento para redução de futuros gastos. Por auxiliar o empreendedor a superar os aspectos citados com êxito e executar medidas em prol da segurança jurídica das ações da empresa, a consultoria é um aparato jurídico extremamente relevante para quem deseja ir bem no mundo dos negócios.

Planejamento estratégico dentro da consultoria jurídica

O planejamento estratégico nessa área engloba dois tipos de planejamento: o planejamento tributário e o planejamento empresarial. Por meio do planejamento tributário, a empresa pode reduzir seus gastos com a diminuição de taxas e impostos pagos à ordem tributária brasileira, por via legal. Essa diminuição ocorre através da escolha certa da forma de tributação e de pagamentos antecipados, que gerarão descontos, isenções e incentivos fiscais. Ademais, o planejamento empresarial também é outro fator importante porque possibilita prever o crescimento da empresa, para assim avaliar prováveis riscos, saber em qual área devese investir mais e evitar futuras complicações, com tempo hábil para resolvê-las estrategicamente.

Consultoria para redução de futuros gastos

Como a consultoria garante a segurança jurídica dos atos da empresa, ela sempre atuará por vias legais e, consequentemente, haverá poucas ou nenhuma ação judicial levantada contra essa empresa. Ou seja, os valores com custos decorrentes de processos serão mínimos ou inexistentes, ou melhor, o investimento feito para contratar uma boa consultoria passa a ser irrisório se compararmos com os gastos que a mesma teria caso tivesse de lidar com essas questões, as quais não apenas prejudicariam o orçamento do empreendimento, mas também sua reputação perante o mercado, além de causar desgaste interno.

Com o auxílio de uma consultoria, a empresa também ganhará credibilidade, tanto com seus funcionários quanto com seus fornecedores e, ainda, com seus clientes. Assim, além de melhorar o ambiente de trabalho, uma boa imagem da empresa contribui para redução dos processos jurídicos e para a conquista de novos mercados e, por conseguinte, o lucro será cada vez maior.

Consultoria no âmbito das lojas virtuais

No âmbito das lojas virtuais, são válidos todos os benefícios anteriormente citados. Entretanto, nessa área a consultoria ainda apresenta mais uma vantagem para quem a contrata: sua atuação no direito de privacidade da empresa por meio do acompanhamento do feedback dos seus clientes na internet. Assim, a empresa pode transmitir confiança para seus atuais e novos consumidores, em especial pelo grande alcance da internet, de modo que muitas pessoas serão atingidas pela boa imagem da empresa, o que atrairá mais atenção positiva para o seu empreendimento. Portanto, esse aparato é ainda mais importante para as lojas virtuais, independentemente de seu nicho.

         Gabriel De Paula

Fonte: http://chcadvocacia.adv.br/blog/consultoria-juridica-como-isso-pode-salvar-sua-empresa/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *