Como fazer o acompanhamento do meu pedido de marcas do INPI?

Depois de ter apresentado tudo que é necessário para registrar sua marca, você já sabe como vai acompanhar a resposta do INPI?

Aqui deixaremos algumas sugestões de como acompanhar não só o seu registro, como também pedidos e petições que não necessariamente serão de registro. O meio oficial para fazer esses acompanhamentos é a Revista de Propriedade Industrial (RPI), que possui publicações semanais, todas as terças-feiras. Entretanto, caso coincida com um feriado, a publicação só sairá no dia útil seguinte. E por que é importante fazer esse acompanhamento?

Além de você poder ter a certeza que seu pedido foi ou não indeferido e consequentemente saber se tem segurança jurídica no uso da sua marca, é extremamente importante caso seja necessário recorrer da decisão dada, pois é da data da publicação que os prazos são contados. Para encontrar de forma mais facilitada na revista, basta acessar a versão em PDF da revista, ir na opção localizar e digitar o número do processo ou nome/razão social.

Como dissemos esse é meio oficial, mas existem outras formas de fazer esse acompanhamento, que pode ser feito pelo MEUS PEDIDOS ou PESQUISA NA BASE DE MARCAS.

Para ter acesso a opção Meus pedidos, é necessário ter o login de usuário, acessar “Pesquisa na base de marcas”, assim que acessá-la, basta buscar o processo que deseja acompanhar e selecionar a opção “Meus pedidos”, depois disso o usuário receberá informações de publicações, via e-mail. O acesso à integra da publicação se dará pela Revista de Propriedade Industrial (RPI).

A outra forma de saber das atualizações do seu processo, também é pela PESQUISA NA BASE DE MARCAS, que pode ser feita pela Consulta por número do processo, Consulta por marca por meio de parâmetros informados pelo usuário e pesquisa de marcas de determinado titular.

Fazer esse acompanhamento é bem simples e de extrema importância, principalmente, em razão dos prazos recursais. Ficou com alguma dúvida? Manda para a Ex Lege Júnior!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *